Blog

Saiba a importância da almofada ergonômica para o dia a dia do usuário em cadeira de rodas.

Você sabia que?

As pessoas que utilizam cadeira de rodas diariamente precisam de todos os recursos possíveis para sentirem-se mais confortáveis. Afinal, permanecer por muito tempo em uma mesma posição pode trazer conseqüências para o corpo, como irritabilidade, cansaço e até ferimentos.

Por isso:

Entre as várias opções que podem proporcionar mais conforto ao cadeirante, a almofada ergonômica é uma das mais eficientes.

Como funciona a almofada ergonômica?

A almofada ergonômica distribui o peso da pessoa de forma mais homogênea, diminuindo a pressão sobre as áreas ósseas. Assim, ela ajuda a minimizar o surgimento de rupturas de pele que podem se tornar ferimentos mais perigosos, como a escaras.

Esse tipo de lesão, se não for tratada adequadamente, pode causar muito desconforto no paciente. Ela surge justamente pela pressão e fricção da pele nos pontos nos quais ela fica em contato permanente com alguma superfície. Por isso, a almofada ergonômica é um aliado muito importante porque muda esses picos de pressão na pele continuamente.

Benefícios da almofada ergonômica:

A almofada ergonômica é um item essencial para as pessoas que utilizam a cadeira de rodas porque traz vários benefícios para a saúde do usuário. Além de prevenir o surgimento de ferimentos, ela também proporciona muito mais conforto, principalmente para as pessoas que possuem algum tipo de mobilidade reduzida e, por isso, precisar fazer uso da cadeira de rodas continuamente.

Tipos de almofadas ergonômicas:

As almofadas ergonômicas, normalmente, são fabricadas usando gel, espuma, ar ou combinando esses três elementos. Todos proporcionam conforto para o usuário de cadeira de rodas, portanto, a escolha parte muito mais da indicação de um profissional de saúde ou do gosto pessoal do cadeirante.

Mobilidade

Com a mobilidade reduzida das pessoas que usam cadeira de rodas, o uso da almofada ergométrica se torna ainda mais importante porque, mesmo que o usuário se movimente muito pouco, a própria composição da almofada faz com que ele mude de posição continuamente.

Dessa forma, o sangue circula melhor, evitando o ressecamento das áreas do corpo que ficam mais em contato com a superfície da cadeira. Isso é fundamental para evitar dores, surgimento de escaras ou outros tipos de ferimentos.

Como escolher almofadas ergonômicas:

A variedade de modelos e materiais usados na fabricação das almofadas ergonômicas faz com que a escolha deva partir do usuário de cadeira de rodas em conjunto com um profissional de saúde, como um fisioterapeuta, terapeuta ocupacional ou médico. Vários fatores entram em cena no momento de escolher a almofada, como o peso e a altura da pessoa ou o tipo de cadeira de rodas que ela está usando.

Converse com o profissional para descobrir qual é o tipo de almofada ergométrica que melhor se enquadra dentro das suas necessidades. Como conhecem a estrutura física do paciente e o grau de lesão que ele apresenta naquele momento, eles podem avaliar de maneira correta e indicar o melhor modelo para ser usado em conjunto com a cadeira de rodas.

Mesmo assim, após ouvir a opinião do profissional, vá até uma loja e experimente cada um dos modelos de almofada ergonômica para, na prática, descobrir qual delas proporciona mais conforto. Afinal, mesmo conhecendo todas as informações técnicas sobre o produto, ninguém melhor do que você saberá qual delas é a ideal.

Almofada Ergonômica Freedom

R$534,00

6x de R$89,00

RECEBA
NOVIDADES

Quer receber nossas novidades em primeira mão?

Faça parte do nosso malling e receba dicas de qualidade de vida e conforto. Preencha seu nome e e-mail abaixo =)

CLIQUE AQUI