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Fica muito tempo sentado? Confira dicas valiosas para evitar o sedentarismo.

Boa parte das atividades do mundo moderno é realizada em frente a um computador. Algumas profissões, inclusive, são quase que totalmente dependentes da internet para o desempenho das tarefas, entre elas, as relacionadas ao jornalismo e ao empresariado.

Comprovadamente, o fato de passar muito tempo sentado acaba prejudicando o organismo, pois o nosso corpo precisa de movimentação para não sofrer lesões. Nesse cenário, as pessoas que acabam passando longos períodos sentadas, com pouca movimentação, podem desenvolver sérios problemas de saúde.

Porém, o padrão é que as pessoas deem muita importância a essa rotina diária. Normalmente, elas só se dão conta quando surgem as dores na coluna ou nas articulações, as lesões por esforço repetitivo (LER) e outros males.
Conheça algumas dicas valiosas para evitar o sedentarismo.

Períodos de descanso
Estabeleça intervalos entre as funções do seu trabalho. O ideal é ter um período de relaxamento a cada uma hora trabalhada e procurar fazer alongamentos para movimentar os braços e pernas. Alguns exercícios simples, como tentar tocar as pontas dos dedos dos pés ou movimentar o pescoço para os dois lados ajudam muito no relaxamento corporal.
Além da parte física, a saúde mental também necessita de cuidados. Afinal, quando o organismo está cansado, a concentração também sofre uma baixa considerável.  Assim, esses intervalos também servem para tomar um café e “acalmar” um pouco o cérebro que está focado em uma tarefa específica.

Cadeiras mais confortáveis
Procure usar uma cadeira ergonômica que seja a mais confortável possível para a sua altura e peso corporal. Apesar de serem um pouco mais caras, elas são mais resistentes e oferecem maior estabilidade para a coluna. Dessa forma, elas podem aumentar o desempenho do funcionário porque não cansam tão rapidamente quanto as cadeiras comuns.
Se não for possível ter uma cadeira nesse formato, coloque almofadas ou acolchoados para que as costas fiquem acomodadas de maneira mais confortável. Apesar de ser paliativa, essa medida pode diminuir o risco de lesões, principalmente na coluna e no pescoço.

Postura
A coluna, aliás, é uma das partes do corpo que mais sofre com a má postura. Afinal, sentar de maneira torta, forçando as vértebras, é uma situação muito comum para quem trabalha durante períodos muito longos no computador. Para minimizar esses problemas, procure acomodar bem as costas na cadeira e mantenha uma postura reta.

A posição na qual os pés ficam posicionados também influencia na postura corporal. Sempre que for possível, procure caminhar alguns minutos para ativar a circulação nas pernas e pés. Manter as pernas em uma posição confortável também evita que o cansaço tome conta do corpo mais rapidamente. Procure posicioná-las em um ângulo de 90 graus para que o sangue circule com mais equilíbrio.
Sempre que possível, mantenha os cotovelos apoiados na cadeira (se ela tiver um apoio). Essa postura facilita a digitação, pois não força demasiadamente as articulações do pulso, do cotovelo e dos dedos.

Todas essas dicas fazem parte de um esforço mental que deve ser diário até que os cuidados com a postura se tornem automáticos no seu dia a dia. Experimente colocá-las em prática. Em pouco tempo, você verá que os resultados compensam essa mudança de atitude.



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