Blog

Dicas Sobre Acessibilidade em Casa – Hospitel


O assunto acessibilidade para pessoas com deficiência ou idosas deve ser falado, pois quase 24% da população brasileira possuí algum tipo de deficiência física ou mobilidade reduzida.

Garantir disponibilidade dessas pessoas vai além da inclusão social,  no Brasil há leis que condicionam estabelecimentos comerciais e espaços urbanos, por exemplo, sejam acessíveis com relação à arquitetura.

Também é possível tornar a sua casa um lugar mais acessível, criando ambientes que garantam acesso para todas as pessoas, independente da mobilidade reduzida, seja ela idosa ou com deficiência.

Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença e tornar sua casa mais segura para todos da família ao longo da vida. Separamos algumas dicas para projetar uma casa segura, confira:

1.     Mantenha um vão livre maior ou igual a 80cm em todas as portas, assim uma pessoa em cadeira de rodas pode passar livremente;

2.     Pisos com antiderrapantes nas áreas molhadas como banheiros, lavanderias, cozinhas e áreas de serviço ajudam a prevenir acidentes para qualquer pessoa;

3.     Instalar as tomadas em em pontos mais altos, evitando, por exemplo, que crianças se machuquem ou pessoas com dificuldades de abaixarem;

4.     As torneiras de monocomando também são mais fáceis de acionar;

5.     Instalação de rampas com corrimão são ótimas opções para substituir os degraus das escadas;

6.     Banheiros amplos com sanitários adequados para acessibilidade.

7.     Bancadas, mesas, pias, armários e gaveteiros devem ter alturas adequadas em média com 1,20m;

8.     Barras de apoio são fundamentais em banheiros ou outros lugares escorregadios, para mais segurança e autonomia.

9.     Uma boa iluminação  principalmente nos degraus de escadas, auxilia para melhor visualização dos ambientes;


Com essas dicas, fica um pouco mais fácil para compreender melhor a importância da acessibilidade em casa e como implementá-la de forma prática, deixando o lar seguro e confortável para qualquer usuário. Basta pensar com cuidado nas instalações de cada cômodo e logo estará com a casa totalmente acessível.

Uma boa dica é começar pelo banheiro, que demanda mudanças mais significativas.



RECEBA
NOVIDADES

Quer receber nossas novidades em primeira mão?

Faça parte do nosso malling e receba dicas de qualidade de vida e conforto. Preencha seu nome e e-mail abaixo =)

CLIQUE AQUI