Blog

O que fazer para evitar a rinite?

A rinite é um dos males mais comuns da sociedade moderna. Afinal, com a poluição atmosférica cada vez maior nas grandes cidades, ter ataques de espirro, coceira no nariz e secreção nasal, as reações mais comuns da rinite, é cada vez mais rotineiro para boa parte da população brasileira. Muitas pessoas, inclusive, nem sabem que têm rinite, pois os sintomas são muito semelhantes aos causados por um resfriado.

As condições climáticas extremas, tanto o calor quanto o frio, favorecem a manifestação da rinite. Um dos motivos é o fato de as pessoas ficarem mais tempo em ambientes climatizados. De fato, o ar-condicionado é um dos grandes vilões das pessoas que sofrem com a rinite porque ele acumula pó e fungos que, uma vez liberados no ar do ambiente fechado, levam a manifestação da rinite.

O que é a rinite
A rinite é uma reação imunológica causada pelo contato de agentes alérgenos com o revestimento interno do nariz. Quando isso acontece, a mucosa do nariz fica inflamada, inchada, e a pessoa passa a apresentar alguns sintomas, entre eles, os espirros, a coceira, a secreção nasal e o entupimento do nariz.

Os tipos de rinite
Existem vários tipos de rinite, sendo que a mais comum é a alérgica. Ela é causada pela reação do sistema imunológico a vários elementos, entre eles, o pó, o bolor, o pólen, as ervas, as árvores e os animais.
Além da alérgica, existem outros tipos de rinite: a vasomotora é uma reação do organismo a perfumes e poluição, a irritativa é causada pela poluição e a medicamentosa é fruto do uso inadequado de medicamentos nasais.

Tratamento
Como cada tipo de rinite é desencadeado por um agente alérgico distinto, os tratamentos também são diferenciados. Os mais comuns são a utilização de soros nasais e remédios antialérgicos.
Outro método que costuma ser eficaz é a imunoterapia, que consiste na aplicação de vacinas antialérgicas. Progressivamente, elas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, tornando-o mais tolerante aos agentes que desencadeiam as crises.

Prevenção
Porém, além do uso de remédios, é possível tomar algumas atitudes simples que ajudam a prevenir os ataques de rinite. Entre elas, estão:
Manter a casa sempre limpa e ventilada, o que inibe a proliferação do ácaro, um micro-organismo presente na poeira que é o agente desencadeador mais comum da rinite alérgica.
Deixar o ar circular pela casa e passar um pano úmido em todos os móveis para retirar a poeira acumulada.
Utilizar umidificadores para tornar o ambiente menos seco e, consequentemente, o ar mais respirável.
Trocar as vassouras (que espalham poeira e ácaros pela casa) por um aspirador equipado com o filtro Hepa, um acessório que retém as menores partículas de sujeira.
Cobrir os móveis com lençóis ou colchas que possam ser facilmente removidas e lavadas. Assim, a poeira do ambiente e os pelos dos animais domésticos não ficam acumulados diretamente nos móveis, o que torna a limpeza mais fácil e rápida.
Lavar as roupas, as cortinas, os tapetes e as cobertas com água quente. Essa é uma maneira simples de eliminar os fungos e ácaros que ficam acumulados entre os fios.
Não colocar tapetes nos ambientes da casa. Eles acumulam muita poeira e são um lar perfeito para os ácaros.
Utilizar forros impermeáveis nos colchões e travesseiros, pois eles também minimizam o acúmulo de fungos e ácaros que prejudicam o sono de quem sofre de rinite.
Evitar perfumes muito fortes. Eles são um dos principais agentes desencadeadores da rinite alérgica.
O mesmo raciocínio vale para os produtos de limpeza usados na casa, assim, é melhor utilizar os que possuem cheiros mais suaves.

DICAS DE PRODUTOS EXCELENTES PARA AMENIZAR RINITE

Indicado para nebulização residencial, uso adulto e infantil, leve , portátil e de fácil manuseio. Mais compacto, com maior produção de névoa e menor tempo de nebulização.

Protetor para colchão impermeável e soliconizado garantindo maior conforto. Macio – Antialérgico – Antiácaro – Lavável.

RECEBA
NOVIDADES

Quer receber nossas novidades em primeira mão?

Faça parte do nosso malling e receba dicas de qualidade de vida e conforto. Preencha seu nome e e-mail abaixo =)

CLIQUE AQUI