O que é a rinite
A rinite é uma reação imunológica causada pelo contato de agentes alérgenos com o revestimento interno do nariz. Quando isso acontece, a mucosa do nariz fica inflamada, inchada, e a pessoa passa a apresentar alguns sintomas, entre eles, os espirros, a coceira, a secreção nasal e o entupimento do nariz.
Os tipos de rinite
Existem vários tipos de rinite, sendo que a mais comum é a alérgica. Ela é causada pela reação do sistema imunológico a vários elementos, entre eles, o pó, o bolor, o pólen, as ervas, as árvores e os animais.
Além da alérgica, existem outros tipos de rinite: a vasomotora é uma reação do organismo a perfumes e poluição, a irritativa é causada pela poluição e a medicamentosa é fruto do uso inadequado de medicamentos nasais.
Tratamento
Como cada tipo de rinite é desencadeado por um agente alérgico distinto, os tratamentos também são diferenciados. Os mais comuns são a utilização de soros nasais e remédios antialérgicos.
Outro método que costuma ser eficaz é a imunoterapia, que consiste na aplicação de vacinas antialérgicas. Progressivamente, elas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, tornando-o mais tolerante aos agentes que desencadeiam as crises.
Prevenção
Porém, além do uso de remédios, é possível tomar algumas atitudes simples que ajudam a prevenir os ataques de rinite. Entre elas, estão:
Manter a casa sempre limpa e ventilada, o que inibe a proliferação do ácaro, um micro-organismo presente na poeira que é o agente desencadeador mais comum da rinite alérgica.
Deixar o ar circular pela casa e passar um pano úmido em todos os móveis para retirar a poeira acumulada.
Utilizar umidificadores para tornar o ambiente menos seco e, consequentemente, o ar mais respirável.
Trocar as vassouras (que espalham poeira e ácaros pela casa) por um aspirador equipado com o filtro Hepa, um acessório que retém as menores partículas de sujeira.
Cobrir os móveis com lençóis ou colchas que possam ser facilmente removidas e lavadas. Assim, a poeira do ambiente e os pelos dos animais domésticos não ficam acumulados diretamente nos móveis, o que torna a limpeza mais fácil e rápida.
Lavar as roupas, as cortinas, os tapetes e as cobertas com água quente. Essa é uma maneira simples de eliminar os fungos e ácaros que ficam acumulados entre os fios.
Não colocar tapetes nos ambientes da casa. Eles acumulam muita poeira e são um lar perfeito para os ácaros.
Utilizar forros impermeáveis nos colchões e travesseiros, pois eles também minimizam o acúmulo de fungos e ácaros que prejudicam o sono de quem sofre de rinite.
Evitar perfumes muito fortes. Eles são um dos principais agentes desencadeadores da rinite alérgica.
O mesmo raciocínio vale para os produtos de limpeza usados na casa, assim, é melhor utilizar os que possuem cheiros mais suaves.