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Exercícios para fazer na cadeira de rodas

A prática de exercícios é um dos maiores aliados para quem está passando por um período de recuperação e reabilitação física. E de forma nenhuma, o fato de estar em uma cadeira de rodas impede que a pessoa faça exercícios, porque existem várias formas de atividades físicas para fortalecer a musculatura e ajudar nesses processos.
Os exercícios mais simples, como os alongamentos, ajudam a prevenir dores musculares, mas se você gosta de malhar mais fortemente a cadeira de rodas não vai te impedir. Ao praticar exercícios, o paciente em recuperação fortalece e aumenta a massa muscular e melhora a coordenação motora, fatores essenciais para manter a saúde física e mental.

Lat pull down
Alinhe a coluna e puxe a barra em direção ao tronco, passando um pouco o cotovelo da linha do peito. Você pode fazer até duas séries de oito a 12 repetições, descansando um minuto entre elas.

Crucifixo inverso no aparelho
Mantenha o tronco alinhado e os ombros encaixados. Na sequência, afaste um braço do outro até a linha do peito. O período de treino é o mesmo do lat pull down anterior, ou seja, duas séries de 8 a 12 repetições, descansando um minuto entre elas.

Supino na máquina
Mantenha o tronco encaixado e os cotovelos abaixo da linha dos ombros. Em seguida, estenda o cotovelo totalmente e volte até a linha do peito. Siga o treino com duas séries de 8 a 12 repetições, descansando um minuto entre eles.

Tríceps na máquina
Flexione os cotovelos até o momento em que eles cheguem a um ângulo de 90 graus e estejam completamente estendidos. Volte suavemente e repita o processo.

Se você não tem tempo ou ânimo para frequentar uma academia, não tem problema.
Confira alguns exercícios que podem ser praticados em casa.

Segure o cotovelo esquerdo com a mão direita e puxe-o suavemente para trás da cabeça. Force para que ele fique alongado de acordo com a sua tolerância. Repita o exercício com o outro braço.
Levante os braços acima da cabeça com as palmas das mãos voltadas para o alto e empurre os braços para trás e para cima, alongando as costas e os ombros.
Com uma postura reta e segura, vire o tronco para o lado direito até olhar por cima do ombro. Repita o mesmo processo também do lado esquerdo.
Entrelace os dedos com as palmas das mãos voltadas para fora. Mantenha as costas firmemente na cadeira e, em seguida, estenda os braços para frente, forçando de acordo com a sua resistência.
Mantenha uma boa postura corporal com as costas retas e incline a cabeça para o lado direito como se fosse encostar no ombro. Repita o exercício também para o lado esquerdo.

O importante é manter  o corpo em movimento, praticando exercícios de forma regular. Isso vai te ajudar a manter não só a saúde do corpo em si, mas também a diminuir o tempo de recuperação.

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