Blog

Como pessoas com deficiência podem adquirir mais independência?

No dia a dia das pessoas que possuem algum tipo de deficiência, a busca pela independência para realizar as atividades do cotidiano é constante. O ambiente doméstico pode ser bem projetado e organizado, com cada vez mais opções para melhorar a qualidade de vida de quem tem restrições de mobilidade, entretanto, em locais públicos não se sabe quais obstáculos poderemos encontrar.

Conheça algumas atividades, tratamentos e tecnologias que podem ajudar as pessoas com deficiência a adquirir mais independência.

Aplicativos e softwares

O uso de aplicativos e softwares pode facilitar a independência das pessoas com deficiência. O BusAlert, por exemplo, é um aplicativo que monitora o transporte público, oferecendo informações que vão desde o tempo de espera até a chegada do próximo ônibus.

Já o Guia de Rodas ajuda a descobrir quando um estabelecimento é acessível para pessoas com dificuldades de locomoção. Ele é atualizado pelos próprios usuários por meio de um mapa interativo e é dividido em categorias, entre elas, comida, hospedagem, saúde e compras. Os endereços comerciais são classificados por três “selos”: acessíveis, parcialmente acessíveis ou não acessíveis.

O Essential Accessibility é um browser (navegador) gratuito. Criado no Canadá, ele permite que a pessoa acesse sites sem a necessidade de usar as mãos, o que é de extrema importância para aumentar a independência dos pacientes que apresentam algum tipo de comprometimento motor nos membros superiores.

Para utilizar o browser, a pessoa encaixa o rosto na tela e, dessa forma, comanda o teclado virtual e o cursor utilizando movimentos da cabeça e comandos por voz. O Essential Accessibility também oferece a opção de transferência de textos para arquivos de áudio.

Adaptações de acessibilidade

A acessibilidade é essencial para que o paciente tenha autonomia. No ambiente doméstico, existem vários recursos que podem ser utilizados para facilitar as atividades diárias do paciente.

Hoje, é possível melhorar sensivelmente a independência das pessoas com deficiência instalando itens como pisos emborrachados, sensores de iluminação, barras de apoio. Além disso, existe um crescente desenvolvimento de produtos que podem auxiliar atividades rotineiras, como talheres e utensílios de cozinha adaptados para quem tem mobilidade reduzida.

Já nos ambientes públicos, a situação das pessoas que possuem algum tipo de deficiência ainda necessita de atenção. O Brasil tem uma legislação que aborda esse tema, mas ela não é aplicada como deveria, principalmente em repartições públicas e no transporte coletivo.

Fisioterapia

A fisioterapia é imprescindível para pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Por meio de um programa de exercícios, por exemplo, o paciente pode melhorar a mobilidade e, consequentemente, conseguir aumentar a qualidade de vida.

Cadeiras de rodas

A cadeira de rodas correta faz com que o paciente adquira maior independência na movimentação e isso traz inúmeros benefícios, entre eles, ao aumento da autoestima. Atualmente, existem vários modelos indicados para as mais variadas necessidades das pessoas com deficiência.

É possível, por exemplo, escolher entre cadeiras de rodas de movimentação manual ou motorizada, além de adaptar o encosto, a largura do assento e o suporte para os pés de acordo com as necessidades do paciente.

DICAS DE PRODUTOS:

Cadeira de rodas Start M1

A cadeira de rodas Start M1, da Ottobock, é construída em liga alumínio aeronáutico, é dobrável e desmontável e pesa menos de 16kg. Sistema Quick Release nas 4 rodas e pedais removíveis com sistema Swing Away.

Barras de apoio

A Barra de Apoio Inox é garantia de segurança e durabilidade. O seu acabamento em inox polido proporciona também maior harmonização com diversos tipos de ambientes.

RECEBA
NOVIDADES

Quer receber nossas novidades em primeira mão?

Faça parte do nosso malling e receba dicas de qualidade de vida e conforto. Preencha seu nome e e-mail abaixo =)

CLIQUE AQUI