Blog

Como lidar com a dor crônica em pessoas com deficiência

As pessoas que possuem uma redução de mobilidade, seja pela idade ou por alguma deficiência, normalmente sofrem com dores crônicas. Isso acontece porque quando ficamos em uma mesma posição durante muito tempo ou compensamos o movimento de um músculo em outro, a nossa musculatura e as articulações são fortemente exigidas.

Ao receber essa sobrecarga, o corpo dessas pessoas costuma reagir apresentando algum tipo de dor. Conheça algumas maneiras de lidar com a dor em pessoas idosas ou com deficiência.

Exercícios físicos com moderação

Os exercícios físicos fazem com que o corpo libere endorfina, que pode ser considerada um “analgésico natural”. Por isso, praticar algum tipo de atividade física é uma boa alternativa para combater as dores crônicas.

Porém, é preciso sempre respeitar os limites que o corpo impõe a cada um de nós. Forçar esses limites invariavelmente leva a lesões que podem trazer ainda mais dores. Se não é possível utilizar uma bicicleta convencional ou ergométrica, é possível utilizar o Pedalinho sem sair do sofá.

Dessa forma, pratique esportes, mas sempre busque acompanhamento médico para saber até onde você pode ir. Durante a rotina de exercícios, aumente as cargas e a periodicidade de maneira gradual, respeitando os limites do corpo.

Alimentação

Uma alimentação balanceada é essencial para obter qualidade de vida. Porém, não basta comer de forma saudável, é preciso conhecer os alimentos e as reações que eles podem causar no organismo. Esse cuidado é muito importante porque alguns podem até mesmo agravar as dores.

O consumo excessivo de carne vermelha, por exemplo, que pode conter alto teor de sódio, costuma causar dores nas articulações e retenção de líquidos.

O ideal para melhorar a saúde é manter uma dieta com pouco consumo de gordura e rica em vitaminas C e B6, além de cálcio. Já os alimentos ricos em potássio, como a banana, ajudam a manter os músculos saudáveis.

Massagens

A massagem também é um aliado na luta contra as dores, pois provoca uma sensação de relaxamento muscular. Já a drenagem linfática, por exemplo, melhora a circulação e evita o inchaço causado pela retenção de líquidos.

As pessoas que utilizam cadeira de rodas costumam apresentar dores nas costas porque passam muito tempo na mesma posição. Nesses casos, uma boa massagem nessa região pode aliviar a tensão e diminuir as dores.

Ergonomia

Atualmente, com o avanço da tecnologia, existem inúmeros produtos que podem tornar mais confortável o dia a dia das pessoas que precisam de cuidados especiais. A almofada ergonômica, por exemplo, pode ser usada no assento da cadeira de rodas para torná-la mais cômoda. Ela também alivia as dores na região dos glúteos e nos quadris.

Já a almofada de pescoço proporciona maior sustentação para a cabeça e ajuda a diminuir as dores nas costas e nos ombros. No caso de pessoas que tem a mobilidade reduzida, a cama motorizada pode proporcionar mais conforto durante as atividades diárias. Ela pode ser inclinada de várias maneiras de acordo com a necessidade do paciente.

O cinto de segurança para cadeira de rodas mantém o corpo em uma posição natural e proporciona estabilidade quando for preciso locomover a pessoa.

Acompanhamento médico

Procure o acompanhamento de um terapeuta ocupacional. Esse profissional pode trabalhar de forma conjunta ao médico visando o fortalecimento dos seus músculos e a melhora geral da sua saúde.

O seu terapeuta ocupacional pode avaliar, por exemplo, se a cadeira de rodas que você está usando é adequada. Além disso, ele pode indicar produtos e tratamentos para melhorar a sua qualidade de vida, acompanhando seu progresso físico.

DICAS DE PRODUTOS:

Almofada para pescoço

A almofada para pescoço proporciona conforto para a região cervical, suportando lateralmente o pescoço. Assim, permite o repouso apoiando-se apenas no encosto de poltronas. É perfeita para o descanso na posição sentada.

Almofada Ergonômica Freedom

 Pode ser utilizada em cadeiras de rodas ou cadeiras para escritório. Este modelo contribui para a não formação de úlceras de pressão (escaras) e ainda estimula a postura correta e oferece conforto para atividades funcionais.

Bolsa Térmica Gel HotCold

Indicada para terapias quente ou frio no alívio das dores crônicas e agudas (cabeça/dente), dores na coluna, lesões musculares, contusões, torcicolos, processos inflamatórios, febres, cólicas, hematomas e pós-operatórios de cirurgias plásticas.

Pedalinho

O pedalinho da Carci é um exercitador mecânico. É indicado para uso fisioterápico e fortalecimento muscular. Seus movimentos são bidirecionais e a resistência dos movimentos pode ser ajustada através de um knob.

RECEBA
NOVIDADES

Quer receber nossas novidades em primeira mão?

Faça parte do nosso malling e receba dicas de qualidade de vida e conforto. Preencha seu nome e e-mail abaixo =)

CLIQUE AQUI