Blog

Como funciona o lençol térmico?

Um dos produtos preferidos pelos consumidores, principalmente na época do inverno, é o lençol térmico. Ele serve tanto para pacientes que necessitam ter um controle maior sobre a temperatura do corpo, quanto para pessoas que querem apenas fugir do frio.

Como funciona o lençol térmico?

O lençol térmico é composto por duas camadas de tecido. Entre elas, são acomodados fios de cobre que funcionam como uma resistência. Quando o lençol é ligado a uma corrente elétrica, os fios se aquecem e o calor é distribuído por toda a superfície do tecido.
O lençol térmico deve ser usado somente para forrar a cama. Por cima dele, são colocados os lençóis normais e os cobertores. Para fazer com que ele fique firme e bem esticado em cima do colchão, são fixados elásticos nas extremidades, que devem ser presos à cama. Assim, o calor fica bem distribuído por toda a área e não há aquecimento excessivo em nenhuma parte do tecido. O ideal é que o lençol seja menor do que a cama para que as alças estiquem o produto da forma adequada.
Uma vez ligado na tomada, a superfície do lençol térmico demora mais ou menos 30 minutos para ficar aquecida uniformemente.

Variedade de modelos de lençol térmico:

Existem vários modelos de lençóis térmicos, cada um como uma especificação diferente. Os mais comuns são os que não possuem regulagem (somente liga/desliga). Além deles, também existem produtos com ajuste de temperatura e, inclusive, com timer para que o desligamento seja programado.
Para que segurança seja garantida, é essencial que o produto tenha o selo do Inmetro, que comprova a qualidade atesta que ele está de acordo com todas as regulamentações exigidas pelos órgãos fiscalizadores.

Cuidados com lençol térmico:

Por ser um produto delicado, é preciso tomar algumas precauções para que o lençol funcione sempre da forma adequada. A água, por exemplo, pode causar danos aos fios de cobre e comprometer a qualidade e durabilidade do produto. Por isso, é necessário ter cuidado para evitar sujeiras. Caso haja a necessidade de limpeza, use apenas um pano umedecido com álcool, sem exagerar. Siga as instruções de lavagem informadas na etiqueta, pois elas são recomendadas especificamente para aquele modelo de lençol térmico.
O produto deve ser guardado de forma cuidadosa e sem nenhum objeto pesado em cima dele, justamente para preservar a qualidade dos fios de cobre e a integridade do tecido do lençol.
Nos lençóis térmicos fabricados com qualidade e de acordo com as especificações do Inmetro, não existe a possibilidade de choque porque o fio de cobre é encapado de forma segura, o que isola a corrente elétrica.
Para que não haja aquecimento excessivo, verifique a voltagem do produto e a do local onde ele será ligado. Não ligue o lençol térmico quando ele estiver dobrado ou com cobertores em cima, pois pode haver superaquecimento. Sempre verifique se as alças elásticas estão bem fixas à cama.

A Hospitel Produtos para Saúde oferece uma excelente linha de lençóis térmicos que podem atender todas as suas necessidades. Visite o nosso site ou entre em contato conosco.

RECEBA
NOVIDADES

Quer receber nossas novidades em primeira mão?

Faça parte do nosso malling e receba dicas de qualidade de vida e conforto. Preencha seu nome e e-mail abaixo =)

CLIQUE AQUI