Blog

Como fazer a higienização correta da cadeira de rodas

A cadeira de rodas é um equipamento fundamental para várias pessoas. Afinal, ela proporciona mobilidade, devolvendo a autonomia do usuário. Independentemente se ela será usada por um período determinado ou se fará parte da rotina do enfermo, esse item precisa de alguns cuidados para que se mantenha em bom estado por um longo tempo. Pensando nisso, para garantir a qualidade do produto e a saúde do paciente, vamos te ensinar como fazer a higienização correta da cadeira de rodas.

Qual é a importância de realizar a higienização correta da cadeira de rodas?

Manter a cadeira de rodas livre de poeira, cabelos, terra, fungos e bactérias é fundamental para garantir seu bom funcionamento. Porém, isso não é tudo. Ao realizar sua limpeza com regularidade, evita-se também que muitas doenças fúngicas e bacterianas cheguem ao seu usuário.

Como fazer a higienização correta da cadeira de rodas?

Para realizar a limpeza de cadeiras de rodas manuais, você vai precisar apenas de um pano úmido e álcool. Enquanto estiver fazendo a higienização, cuidado para não deixá-la muito molhada, pois o excesso de água pode danificar o produto. O mesmo serve para as motorizadas. Inclusive, nesse caso, elas não podem ser lavadas jamais com mangueiras ou outro tipo de água corrente. Na parte eletrônica deve-se usar um pano seco. E se, acidentalmente, ela molhar, seque bem antes de ligar.

Outros elementos que merecem atenção são o encosto e o assento, principalmente porque o usuário passa muito tempo na mesma posição. Sendo assim, a higienização deve ser feita regularmente e a troca dos itens precisa acontecer a cada três anos. Para limpar o tecido, é recomendado usar água morna e detergente neutro ou sabão. Não leve à máquina e também não use o ferro de passar roupa. Para secar, deixe-a na sombra.
Os eixos e articulações também precisam de cuidados. Por isso, sempre que passar em locais sujos, certifique-se de que não há nenhum fio ou outra sujeira impedindo a fluidez da cadeira.

Outros cuidados

Além de realizar a higienização correta da cadeira de rodas, existem outros cuidados que ajudam a garantir o bom funcionamento do produto. Por exemplo, tenha atenção ao local onde a cadeira será guardada. Evite lugares úmidos ou com muito sol para que ela não oxide, resseque ou rache. Prefira sempre espaços com boa ventilação.
Sobre a lubrificação, no geral, não é necessário se preocupar com essa questão. Afinal, a maioria desses produtos já são lubrificados na fábrica. Portanto, não é aconselhável usar nenhum tipo de graxa ou óleo. Além de não trazer vantagens, ainda pode sujar e ressecar a cadeira de rodas.
Por fim, também é fundamental dar uma atenção especial aos freios e rodas. Afinal, eles são os responsáveis pela segurança e estabilidade da peça. Os primeiros devem ser verificados a cada seis meses. Já os pneus, precisam ser recalibrados a cada 15 dias, aproximadamente. No geral, a calibragem correta para os dianteiros são 35 libras e, para os traseiros, 45 libras, mas é importante conferir o modelo para não danificar as câmaras.

RECEBA
NOVIDADES

Quer receber nossas novidades em primeira mão?

Faça parte do nosso malling e receba dicas de qualidade de vida e conforto. Preencha seu nome e e-mail abaixo =)

CLIQUE AQUI