Blog

Como cuidar de uma pessoa acamada?

Dependendo do problema de saúde, pessoas enfermas podem precisar ficar de cama. E com isso, seus familiares necessitam aprender como cuidar de pessoa acamada. Nesses casos, é fundamental contar com as orientações dos médicos e enfermeiros, principalmente para garantir o conforto, melhorar a qualidade de vida e evitar possíveis complicações. Se você deseja saber mais sobre essa questão, nós separamos algumas das principais dicas para cuidar do seu ente querido.

Como levantar?
Se você deseja saber como cuidar de pessoa acamada, um dos primeiros ensinamentos diz respeito ao momento de levantar o enfermo. Essa ação, sempre que possível, deve ser feita com uma certa frequência, evitando a mesma posição por um longo período.

Se a pessoa precisa do auxílio de uma cadeira de rodas, comece posicionando-a ao lado da cama, encostada na parede. Em seguida, fique ao lado da cama e, delicadamente, puxe a pessoa para a beirada, colocando os dois braços embaixo das costas e depois, do quadril. Depois, ponha um dos braços embaixo do corpo, próximo aos ombros. Enquanto isso, segure com a mão livre a axila mais próxima da beirada da cama. Coloque o enfermo sentado. Depois, puxe seus joelhos para fora e deslize-o, até que os seus pés toquem o chão. Abrace-o e segure o cós de sua calça, para garantir que seus braços não se soltem. Tire-o da cama e posicione-o na frente da cadeira, fazendo com que ele se sente.

Em situações como essa, é essencial sempre garantir o conforto da pessoa acamada, certificando-se de que ela está bem acomodada. Com relação à frequência, sempre siga as instruções do médico, mas alguns especialistas recomendam erguê-la a cada duas horas, para evitar feridas na pele e demais complicações. Outra questão importante é lembrar de cuidar do próprio corpo. Por isso, sempre dobre os joelhos e mantenha as costas retas quando precisar fazer força.

Higiene
Essa é uma das questões que mais preocupam quem deseja aprender como cuidar de pessoa acamada. No caso dos banhos, recomenda-se que eles sejam dados ao menos a cada dois dias, sendo que os cabelos precisam ser lavados em média uma vez por semana. Já os dentes, devem ser escovados pelo menos duas vezes por dia e é essencial que as unhas sejam cortadas mensalmente. E não esqueça de trocar a roupa diariamente.

Cuidados com a cama
Como a pessoa acamada passa muito tempo na cama, é preciso tomar cuidado com algumas questões. Por exemplo, os lençóis devem estar sempre limpos e precisam ser trocados no máximo a cada 15 dias. O ideal, inclusive, é que eles sejam compostos 100% de algodão.

Caso o enfermo não possa ser retirado da cama, a troca do lençol requer uma certa técnica. Para começar, retire o travesseiro, a coberta e o lençol de cima. Em seguida, role a pessoa na direção do seu corpo, mantendo-a segura. Tire o lençol sujo e puxe-o até as costas do enfermo. Aproveite para já colocar a roupa de cama limpa. Deite-o e role-o para o outro lado da cama usando a mesma técnica e repita o processo. Lembre-se de também trocar a fronha e certifique-se de que o lençol está bem esticado, para garantir o conforto e evitar feridas.

Alimentação
Outra questão fundamental para quem deseja aprender como cuidar de pessoa acamada é a alimentação. Entretanto, o cardápio varia bastante conforme o problema de saúde. Por isso, é essencial seguir as recomendações do médico e do nutricionista com relação aos alimentos permitidos, proibidos e sua consistência.

RECEBA
NOVIDADES

Quer receber nossas novidades em primeira mão?

Faça parte do nosso malling e receba dicas de qualidade de vida e conforto. Preencha seu nome e e-mail abaixo =)

CLIQUE AQUI