Blog

Benefícios do colchão caixa de ovo para evitar escaras

Sem o devido cuidado, pacientes que passam muito tempo na cama por causa de uma doença mais grave ou um acidente, acabam desenvolvendo feridas no corpo, especialmente em pontos de maior pressão. Esses machucados são chamados de escaras e, se não forem prevenidos e tratados adequadamente, podem trazer sérias consequências.
Por isso, é necessário ter todos os cuidados possíveis tanto com a pessoa quanto com o ambiente em que ela está inserida. Entre as várias soluções existentes para melhorar a qualidade de vida e evitar ao máximo o surgimentos das escaras, uma das mais essenciais e efetivas é o “colchão caixa de ovo“.

Colchão inflável caixa de ovo vazado

R$150,00

3x de R$50,00

O que é?
O colchão tem esse nome porque tem uma superfície criada para estimular a circulação do sangue. Ela é fabricada em um formato que lembra uma caixa de ovo, alternando áreas sólidas com espaços vazios estrategicamente posicionados. Isso é essencial para que os pacientes que passam um longo tempo acamados não desenvolvam as temidas escaras.
Além disso, o colchão caixa de ovo também auxilia a evitar a atrofia muscular, o enrijecimento das articulações e o surgimento de coágulos sanguíneos no corpo do paciente. O modelo mais comum é o inflável que, além desses benefícios citados, ainda combina o alívio da pressão realizado pelo preenchimento a ar.

Escaras, um inimigo resistente
As escaras são feridas que aparecem na pele quando a pessoa fica durante muito tempo na mesma posição. Os machucados surgem porque o colchão normal faz pressão ininterruptamente em uma região do corpo, prejudicando a circulação do sangue.
Normalmente, as escaras surgem na região das nádegas e nas costas já que são esses os locais que ficam por mais tempo em contato com os colchões normais.
Quando as escaras surgem, o tratamento deve começar imediante para que elas cicatrizem o mais rápido possível. Também é necessário ter muito cuidado com a higiente do paciente, da cama, do colchão e dos lençóis porque a umidade pode fazer com que a ferida fique infeccionada, agravando o quadro.
O colchão caixa de ovo é um grande aliado para ajudar a evitar esse tipo de situação perigosa. Ele funciona distribuindo melhor o peso do corpo porque, como a superfície é ondulada, não existe excesso de pressão em um local específico, como os quadris, as nádegas ou os joelhos.

Como usar?
Para proporcionar um conforto maior ao paciente, o caixa de ovo deve ser posicionado em cima do colchão normal. Além disso, é necessário revestir o colchão com um lençol (que deve ser trocado diariamente, de preferência). Assim, a umidade e os restos microscópicos de pele que ficam acumulados no tecido são eliminados regularmente, minimizando o risco de infecções.
Também é recomendável que o paciente troque de posição a cada duas horas para distribuir o peso em diferentes partes do corpo. Dessa forma, não existe uma sobrecarga em locais que são mais suscetíveis ao surgimento das escaras.

Entre em contato com a Hospitel Produtos Hospitalares. Nós teremos a maior satisfação em oferecer produtos que podem ajudar na recuperação dos seus entes queridos.

RECEBA
NOVIDADES

Quer receber nossas novidades em primeira mão?

Faça parte do nosso malling e receba dicas de qualidade de vida e conforto. Preencha seu nome e e-mail abaixo =)

CLIQUE AQUI