Blog

Benefícios da hidroginástica

Todo mundo sabe que para manter a saúde em dia, existem várias práticas que devem ser feitas com regularidade. Dentre os hábitos mais conhecidos, estão a alimentação saudável, o descanso apropriado e a realização de atividades físicas. E os exercícios mais inclusivos que existem são os realizados dentro da água, dentre eles a hidroginástica. Mas afinal, quais são os benefícios dela e para quem ela é indicada?

O que é hidroginástica?

A hidroginástica é uma atividade aeróbica leve. Durante a aula, o professor passa diferentes exercícios para que os alunos realizem dentro da água. Com duração média de uma hora, a prática é feita em piscinas de temperaturas agradáveis, com 32ºC em média, e com a água na altura do peito. Alguns equipamentos podem ser utilizados durante os movimentos, como bóias e flutuadores.

Quais são os benefícios?

São vários os benefícios da hidroginástica, porém sua principal característica é o baixo impacto. Por ser realizado dentro da água, o peso do corpo humano diminui 80%. Dessa forma, existe menos pressão nas articulações, ossos e músculos. Sendo assim, dificilmente um praticante sairá da aula sentindo dores ou desconfortos.
Por ser uma atividade aeróbica, ela também auxilia no controle do peso, já que durante 1 hora de aula é possível eliminar entre 450 e 700 calorias. Com relação aos outros benefícios da hidroginástica, se destacam a melhora da coordenação motora, do sistema circulatório e do sistema cardiovascular. Além disso, a prática também estimula a flexibilidade, a resistência muscular, a correção da postura e o bom humor.

Para quem é indicada?

A hidroginástica é uma das únicas atividades que não possui contraindicações, podendo ser feita por pessoas de todas as idades. Entretanto, a maior procura é, geralmente, de gestantes e idosos. No primeiro caso, os benefícios da hidroginástica vão desde a abertura do quadril, que será fundamental na hora do nascimento do bebê, até a redução de edemas causados pelo crescimento do feto. Já para os idosos, as vantagens estão mais voltadas à redução de dores e prevenção de algumas doenças. Além disso, essa atividade física também é indicada para pessoas que passaram por cirurgias e estão em período de recuperação.

A hidroginástica auxilia no tratamento de doenças?

Você já sabe quais são os benefícios da hidroginástica, mas de que forma ela atua no tratamento de doenças? No caso da artrite, bastante comum em idosos, a prática ajuda o aluno a usar melhor as articulações, sem agravar os sintomas da doença. Já na osteoartrite, a atividade pode ser fundamental para a redução das dores. Para pessoas que sofrem de fibromialgia e estresse, a realização dos exercícios dentro da água ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse, além de relaxar as tensões e os músculos. E para mulheres que estão na menopausa, o exercício também auxilia a conter os sintomas.

Dicas para a prática:

● Não esqueça de se manter hidratado. Lembre-se de beber água antes e após o exercício.

● O maiô é a peça mais indicada para as mulheres durante a prática. Já os homens, podem usar sunga ou calção.

● Prefira fazer a aula de manhã ou no final da tarde, evitando o horário de sol forte.

● O uso da touca no cabelo pode ou não ser obrigatório, dependendo das regras do local.

Fotos Pinterest

RECEBA
NOVIDADES

Quer receber nossas novidades em primeira mão?

Faça parte do nosso malling e receba dicas de qualidade de vida e conforto. Preencha seu nome e e-mail abaixo =)

CLIQUE AQUI