Blog

A relação entre pessoas idosas e bichinhos de estimação

Cachorros, gatos, passarinhos, peixes, hamsters, seja o animalzinho que for, quem convive com eles, sabe como é ótimo ter um animal de estimação em sua vida. Criamos laços, hábitos e muito amor e tudo isso, além de ser muito bom, também traz diversos benefícios para a nossa saúde mental e física! Não importa a idade, os bichinhos fazem um bem danado, mas especialmente para a terceira idade, os animais podem ter um papel importante em suas vidas. E explicaremos o por quê.

Preocupar-se com o seu bichinho, ter alguém para cuidar, para levar em uma caminhada, brincar com ele, alimentá-lo, ou até conversar, faz com que os idosos se tornem ativos, não se sintam sozinhos e interajam. Já é comprovado que ter um animal de estimação faz você se sentir bem e trazem centenas de benefícios físicos, mentais e sociais, pois ajudam a baixar os níveis de pressão arterial, colesterol e triglicérides, permite o exercício, a socialização e reduz a solidão. Para os idosos, um cão ou um gato são uma excelente companhia.

Ter animais de estimação e brincar com eles ajuda a eliminar o estresse e tem se mostrado uma eficaz forma de medicina alternativa, no tratamento e combate à depressão. Seu animal de estimação sempre estará lá para te ouvir. Por exemplo, há casos de lares de idosos, onde, a presença de um cão está associada a menor necessidade de medicação, a melhoria da função física e dos sinais vitais, mesmo quando os pacientes sofrem de algum tipo de demência.

Se o idoso possui algum gato ou cachorro, isso também o incentiva a se exercitar, já que esses animais também necessitam de passeios. Tendo um cão para passear, rapidamente consegue-se 30 minutos de caminhadas diárias, o humor melhora, a disposição, a pressão arterial e até a frequência cardíaca! Está comprovado que, se você tiver um cão, corre menos risco de ter um ataque cardíaco e aumenta a sua estimativa de vida. Há até casos e estudos comprovados, onde cães e gatos conseguiram detectar doenças como diabetes ou ataques como convulsões com antecedência!

Os animais mais recomendados para a terceira idade são os cachorros, gatos, peixes e pequenas aves. Se você quer ajudar alguém que você ama de uma forma diferente, pense nessa ideia! Isso pode trazer benefícios que você nem imagina!

RECEBA
NOVIDADES