Blog

Adaptações para pessoas com deficiência: veja como preparar sua casa.

Existem duas questões que são fundamentais na residência de pessoas que possuem alguma deficiência física, seja ela genética ou causada por acidentes: segurança e praticidade. Afinal, é muito fácil acontecer um acidente que pode trazer ainda mais preocupações e, por isso, é preciso pensar em adaptações que possam facilitar o dia a dia dessas pessoas.
Atualmente, existem inúmeros itens que podem ser instalados para tornar o ambiente mais seguro, entre eles, as barras de apoio e os pisos antiderrapantes.

Conheça algumas adaptações que podem ser adotadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Rampas
Uma das primeiras medidas para adaptar a casa é eliminar os desníveis. Afinal, qualquer tipo de escada, por exemplo, já se torna um obstáculo para as pessoas com deficiência física.
A melhor forma de adaptar esses desníveis é transformando-os em rampas, tomando o cuidado de construí-las com uma inclinação suave.

Pisos
Além das escadas, é preciso se preocupar também com o piso de cada ambiente da casa porque qualquer tipo de desnível no chão já traz dificuldades para a movimentação com a cadeira de rodas. Tapetes e carpetes também devem ser evitados porque podem facilmente causar algum tipo de acidente.

Espaço para circulação
As pessoas que possuem algum tipo de deficiência física precisam de espaço para se deslocar. Deixe os móveis bem encostados nas paredes, fazendo com que os corredores não ofereçam obstáculos para a movimentação.
Algumas áreas que são mais utilizadas, como a cozinha, o banheiro e o quarto devem receber atenção especial.

ambiente adaptado idosos

Móveis
Manter os móveis e utensílios domésticos (como fogões, camas, sofás, gavetas e geladeiras) em uma altura confortável, é essencial para a comodidade de quem possui algum tipo de deficiência física. Dessa forma, ela poderá realizar as tarefas cotidianas de maneira independente.

Barras de apoio
Esse é um item de segurança primordial. No banheiro, por exemplo, as barras ajudam a pessoa com deficiência a manter o equilíbrio quando precisar usar o sanitário ou durante o banho, dentro do box.
A barra de apoio também pode ser instalada perto da cama para ajudar na hora de levantar e deitar.

Piso antiderrapante
O piso antiderrapante evita inúmeros acidentes. Ele pode ser instalado em qualquer ponto da casa, mas alguns lugares devem receber atenção especial, como o banheiro, o quarto e os corredores. Afinal, qualquer escorregão na hora de levantar da cama ou de tomar banho pode causar sérios acidentes.
O piso antiderrapante também torna os trajetos com a cadeira de rodas, o andador ou a bengala muito mais segura.

Campainha de emergência
Mesmo tomando todos os cuidados, sempre é possível que algum acidente ocorra e, nessas horas, é preciso que o atendimento seja rápido. Uma das melhores maneiras de garantir a segurança de uma pessoa com deficiência é instalar campainhas por todos os cômodos da casa.
O ideal é posicioná-las próximo ao chão, justamente para que seja possível alcançá-las no caso de a pessoa ter sofrido uma queda. Acionando a campainha, a ajuda pode chegar rapidamente.

Quintal
Em casas que possuem quintal, é preciso sempre avaliar se a grama não está muito alta ou se as raízes das árvores não vão atrapalhar a mobilidade.
Todas essas medidas são atitudes simples que facilitam muito a vida das pessoas que possuem algum tipo de deficiência física. Afinal, quanto mais seguro for o ambiente, mais difícil é a probabilidade de acontecer algum acidente.

RECEBA
NOVIDADES

Quer receber nossas novidades em primeira mão?

Faça parte do nosso malling e receba dicas de qualidade de vida e conforto. Preencha seu nome e e-mail abaixo =)

CLIQUE AQUI